quinta-feira, 20 de maio de 2010

Admirável mundo novo

Nesses últimos três anos, uns dos temas que mais têm me chamado a atenção são aqueles relacionados a um "admirável mundo novo" que já não é coisa que lemos nos livros de Aldous Huxley, nem matéria de ficção científica, muito menos são meras idéias para o futuro. O futuro chegou, é o presente e segue sendo admirável.

Acabo de assistir no Jornal Nacional, o anúncio por Craig Venter, geneticista americano responsável em 2001 pelo sequenciamento do genoma humano, sobre a criação de microorgaanismos artificiais por sua equipe. Umas das funções almejadas para tais bactérias com genoma sintético é, por exemplo, a produção de substâncias que sirvam como biocombustíveis e outras que possam sequestrar CO2 da atmosfera.



Colônias da bactéria Mycoplasma Mycoides transformada. Foto: J. Craig Venter Institute

Fantástico! Mas também é um alerta para nós, brasileiros, para que não nos deitemos no berço esplêndido do etanol. A vantagem comparativa que temos hoje está nos dando uma janela de oportunidade para investirmos em inovação e tecnologia e nos prepararmos para um futuro onde as soluções serão outras.

Quem quiser saber um pouco mais, pode assistir a esse vídeo (15'51") de palestra do Craig Venter no TED 2008 sobre esse assunto. Além de ser um expoente da genética, ele tem a capacidade de traduzir em miúdos, um assunto para deixar qualquer um de queixo caído!

Um comentário:

Dulce Vasconcellos disse...

Hoje, o TED postou o vídeo do anúncio que o Craig Venter fez ontem. Para ver e rever até entender bem: http://www.ted.com/talks/craig_venter_unveils_synthetic_life.html