terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os Jetsons não são o futuro

Anteontem à noite, mas já ontem, 14/Nov, de manhã, em Baikonur no Cazaquistão, a Soyuz TMA-22 partiu em direção à ISS – International Space Station (Estação Espacial Internacional), levando a bordo os astronautas russos Anton Shkaplerov, Anatoly Ivanishin e o americano Dan Burbank. A previsão é que eles cheguem ao destino hoje tarde de – nossa – noite. Quanta coisa conta e transmite esse curto vídeo do lançamento.



Primeiro, como o tempo pode mudar radicalmente de uma hora para outra em Baikonur nessa época do ano. Vi uma foto da Soyuz na plataforma de lançamento em 11/Nov, dia lindo e ensolarado, nem um traço de geada, mas eis que poucos dias depois, o foguete teve que ser lançado em meio à maior tempestade de neve. Mais incrível ainda é lembrar que para o lançamento dos ônibus espaciais, o céu tinha que estar claro. Já a Soyuz é mesmo um veículo off-road (?), na verdade, mais para um Fuscão que encara qualquer estrada.

Quando a gente vê os astronautas espremidinhos dentro dela, então, mais parece um Fuscão decorado para parecer um avião de paraquedistas. E os três??? Parecem estar nem aí para a decolagem, nada treme, estão ocupados lendo seus manuais de vôo – em papel, alguns acondicioandos num nicho na lateral -, fazendo suas anotações a caneta - ou lapiseira?, apertando os controles no painel com uma haste de metal já que não podem se inclinar por conta dos cintos de segurança. Enquanto aguardam os primeiros estágios do foguete desacoplar, tamborilam os dedinhos enluvados. Incongruente mesmo em ambiente tão caseiro só mesmo seus trajes Sokol, pressurizados e com capacete.

Complementando a cena com um toque kitsch, um dos passarinhos personagem do jogo eletrônico “Angry Birds” balança suavemente na ponta de um cordão, será que pendurado num espelhinho retrovisor??? Alta tecnologia que nada, o brinquedo tem uma função: é o método instantâneo e certeiro de astronautas e controladores de vôo verificarem que a Soyuz entrou em órbita: é quando ele começa a flutuar, reparem! O que coincide perfeitamente com a desacoplagem do 3º estágio do foguete.

Na ISS, o ambiente não é muito diferente: vestindo calças de sarja e camisetas pólo, os três tripulantes assistem ao lançamento da Soyuz TMA-22 pelo computador no laboratório Destiny da NASA. Em meio à parafernália de cabos e equipamentos eletrônicos, fotos do bebê e do cachorro queridos. E eu achava que o futuro ia se parecer com as estórias em quadrinhos dos Jetsons... Qual o quê!

Nenhum comentário: