sexta-feira, 13 de abril de 2018

Casamento Inglês: Torta de Ruibarbo (1)


Nota da matéria "Casamento Inglês", publicada,
em parte, na revista "Charlô", Edição 06, de Julho/2011
(1a parte)

Nota da matéria "Casamento Inglês",
publicada na revista "Charlô", Edição 06, de Julho/2011

Quando li que o cardápio do casamento real ia ser bem britânico, logo pensei em torta de ruibarbo. Só depois lembrei-me de carneiro, Yorkshire pudding, salmão escocês.

Clássica torta de ruibarbo, normalmente servida com creme inglês

Será que ia ter? Teve! Na singela tartelette de ruibarbo com crème brulée servida no coquetel oferecido após a cerimônia do casamento.

Exemplos de 'tartellete' de ruibarbo, as duas últimas, com 'crême brulée'

Atualização em 20/Maio/2018: Não é que ontem, 19/Maio, o ruibarbo se fez novamente presente no cardápio da recepção do casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle? Desta vez na forma de uma mini-torta de crumble de ruibarbo.


Mini torta de 'crumble' de ruibarbo

O ruibarbo na verdade é um legume, mas é visto e usado como fruta.

 

O chamado ruibarbo 'forçado' (forced rhubarb), de hastes avermelhadas, textura delicada e sabor acentuado e ligeiramente amargo é plantado no triângulo formado por Wakefield, Bradford e Leeds no condado de Yorkshire, no Norte da Inglaterra. Considerado uma iguaria, foi elevado ao patamar de alimentos e bebidas legalmente protegidos na Europa assim como o Champanhe e o presunto de Parma entre outros. Isto e o fato de demandar tanto aquecimento para suas estufas e tanta mão de obra para seu cultivo, leva esse tipo de ruibarbo a custar mais de £ 7 / quilo.

Cultivo de ruibarbo 'forçado' no condado de Yorkshire no Norte da Inglaterra.

Pois há o ruibarbo cultivado em larga escala, ao ar livre, barato, que dá quase o ano todo e este em estufas, produto típico do Inverno e começo da Primavera, algumas espécies podendo produzir ano adentro. As folhas de ambos, tóxicas, são verde escuro no primeiro e verde claro puxando para o âmbar no segundo. Comestível, o talo é esverdeado, mais rígido, fibroso e amargo em um e rosa-avermelhado, mais tenro e menos amargo no outro. O sabor de algumas espécies cultivadas em estufa se assemelha ao champanhe daí também chamarem o ruibarbo ‘forçado’ de ruibarbo ‘champanhe’.

O CULTIVO

Os ruibarbos ‘forçados’ são plantados inicialmente a campo e lá deixados por dois anos até suas raízes se tornarem fortes o suficiente para aguentarem o crescimento acelerado a que serão submetidas. No auge do frio, de preferência após uma geada, elas são levadas para estufas aquecidas e úmidas e totalmente escuras. O choque térmico, a umidade e o calor de 13° C levam as plantas a acreditarem que a Primavera chegou e a soltarem seus brotos que crescem rapidamente, a ponto de se poder ouví-los eclodindo – pop, pop...  – chegando a alturas superiores às das plantas cultivadas a campo.

Esse crescimento forçado que garante a altura, o paladar e a textura especiais e a colheita antecipada, esgota as raízes das plantas que depois da safra, precisam ser levadas de volta para o campo e deixadas lá por um ano ou dois para se recuperarem até nova ‘forçação’. Não só as estufas são escuras, como a colheita, toda manual, se dá sob a luz de velas! Isto para garantir a coloração rosa-avermelhada dos talos que desbotariam se expostos à luz solar ou elétrica.

Colheita à luz de velas

Link:
Yorkshire Rhubarb: www.yorkshirerhubarb.co.uk

Nenhum comentário: