No entanto, o último acréscimo arquitetônico a ISS ocorreu em Fevereiro/2010, durante a missão STS-130, quando o ônibus espacial Endeavour levou em seu compartimento de carga, a “cereja do bolo”: o módulo Tranquility e sua Cupola, uma estação de controle robótica de fabricação italiana com 6 janelas à sua volta e uma janela central em sua extremidade.
Agarrada pelo braço robótico Canadarm2, a Cupola é realocada de bombordo para o lado da ISS voltado para a Terra onde está o recém instalado módulo Tranquility. Os astronautas da NASA Terry Virts, piloto da STS-130, e Kathryn Hire, especialista da missão, moveram a Cupola operando o braço robótico da ISS a partir de controles dentro do laboratório Destination.
O astronauta da NASA Nicholas Patrick, especialista da missão STS-130, participa da 3a e última sessão de atividade extra-veicular (EVA). Durante a caminhada espacial de 5h48’, Patrick e o astronauta Robert Behnken (não aparece na foto), especialista da missão, removeram parafusos de contenção e capas de isolamento de cada uma das 7 janelas da Cupola.
O módulo Tranquility da ISS e sua Cupola.
Um astronauta feliz: Nicholas Patrick aparece numa da janelas da Cupola com ar de satisfação pela missão cumprida...
Com o módulo acoplado a ISS no lado voltado para a Terra, a Cupola proporciona uma visão de 360° de nosso planeta. Se eu fosse astronauta, seria lá, com a cara grudada na janela, que eu gostaria de passar meu tempo e é para lá, tenho certeza, que os astronautas de verdade flutuam sempre que sobra um tempinho.
A primeira foto tirada de dentro da Cupola: como pano de fundo, o deserto do Saara.
Vista a partir da Cupola, a costa da Argélia entre as cidades de Dellys e Argel. Foto tirada com uma câmera digital e uma lente de 28 mm.
Outro astronauta feliz: Soichi Noguchi da JAXA, engenheiro de vôo da missão ISS-022, fazendo pose dentro da Cupola.
Soichi Noguchi mandando ver na fotografia enquanto da janela central da Cupola primeiro vê-se as montanhas Burhan Budai Shan ocidentais (canto inferior direito), com a Baía e lagos de Qaidam (centro), pouco ao Norte da cidade de Golmud, Província de Qinghai, China. Depois, mais fotos e mais montanhas...