segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Com a cabeça nas altas nuvens

Descobri que sou uma criatura visual e que imagens de fato tornam o aprendizado mais fácil e um prazer. Com as fotos dos astronautas, não tem sido diferente: é um mundo de informação e descobertas que teria sido impossível absorver sem a curiosidade e o deslumbramento proporcionado pelas fotos que eles tiram.

A primeira aula foi sobre nuvens notilucentes, nuvens iridiscentes que se formam no Verão a 80-90 km de altura nas altas latitudes. Como são muito altas, elas ainda refletem a luz do Sol quando já é noite na superfície da Terra.

Elas também são chamadas de nuvens mesosféricas polares, pois se formam justamente nesta camada da atmosfera que fica entre 50 e 86 km acima da superfície da Terra, com temperatura por volta de -117° C. Seu brilho é resultado de maiores ou menores concentrações de gelo que refletem com maior ou menor intensidade a luz do Sol, o chamado albedo.

A órbita da ISS se estende entre as latitudes 52°N e 52°S o que, combinado a suas vistas oblíquas a grande altitude através da atmosfera, torna a ISS uma plataforma ideal para a observação dessas nuvens.



Imagens de nuvens notilucentes sobre a Antártica de 30/Jan/2010 por Soichi Noguchi da Expedição 22 a ISS.


Nuvens notilucentes sobre a Mongólia em 22/Jul/2008 em imagem da tripulação da Expedição 17 a ISS: http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=8967.

Nenhum comentário: