domingo, 23 de outubro de 2011

Empatia orbital

Essas fotos dos astronautas há anos estão disponíveis no site da NASA “The Gateway to Astronaut Photography of Earth” que funciona, porém, mais como um arquivo do que como uma publicação. O fato de um astronauta passar a publicá-las numa rede social à medida que ia fotografando, acrescidas de um pequeno comentário e, mais, com espaço disponível para os apartes e perguntas dos leitores, conferiu instantaneamente a estes, uma visão orbital de nosso planeta.

Também aproximou enormemente astronautas e Terráqueos. A primeira foto postada por Soichi foi de Port au Prince, no Haiti, em 24 de Janeiro de 2010, dias depois do terremoto devastador de 12 de Janeiro. Descobrimos que, lá em cima, os astronautas não estavam alheios aos eventos aqui na Terra, mas super antenados e compartindo nossas preocupações.

Port au Prince, Haiti, dias após o terremoto de 12 de Janeiro de 2010.

No sentido inverso, passamos a compartilhar o dia a dia dos astronautas e a descobrir que o ambiente super hi-tec em que eles vivem é humanizado por surpreendentes santinhos, canetas, cadernos e blocos de anotação, isso para não falar do vestuário: prosaicas camisetas pólo e calças de sarja. Por toda a parte, muito velcro, para que tudo não saia flutuando ISS adentro.

O astronauta Jeffrey Williams (à dir.) da NASA, comandante da Expedição 22; astronauta Soichi Noguchi (centro) da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Espacial) e o astronauta T.J. Creamer da NASA, ambos engenheiros de vôo, com o SFA (Pequeno Braço Fino) do JEMRMS (Sistema de Manipulador Remoto do Módulo Experimental Japonês) no laboratório Kibo da ISS.

As fotos do cotidiano dos astronautas também podem ser vistas desde sempre no site da NASA, mas, de repente, de meros espectadores, passamos a fazer parte da tripulação. Nunca estivemos tão perto do sonho de ser, nós mesmos, astronautas, ainda que por tabela!

Nenhum comentário: