domingo, 23 de outubro de 2011

Em órbita

Interessada que sou em assuntos relacionados a Sustentabilidade e Meio Ambiente, há alguns anos me programei para receber notícias via RSS sobre o assunto. No caso de meu provedor, esse assunto estava incluído no tema mais abrangente “Ciências” e foi assim que eu também passei a receber um monte de artigos sobre múmias do Egito, dinossauros, micróbios, experimentos científicos e... espaço/astronomia.

Nebulosa da Borboleta em imagem do telescópio espacial Hubble.

Por mais fascinantes que fossem, eu automaticamente deletava as notícias que não eram de meu interesse específico para não acabar me afogando naquele mar de informação. A exceção eram os artigos sobre astronomia, invariavelmente ilustrados por imagens espetaculares de nebulosas e galáxias e de outros planetas, especialmente de Marte e Saturno, que eu não conseguia ignorar.

No começo de 2010, uma notícia me chamou a atenção: o astronauta japonês Soichi Noguchi da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), membro da Expedição 22 à ISS – International Space Station (Estação Espacial Internacional), havia começado a publicar no Twitpic, álbum de fotografias do Twitter, as fotos que ele tirava do espaço. Foi assim que, deslumbrada que estava e com os olhos voltados para os confins do universo, dei meia volta para contemplar as fotos igualmente espetaculares de nosso frágil e belo mundo. Fui fisgada!


Imagem da ISS contra o Mar Mediterrâneo, Mar Adriático e o Mar Jônico e, à sua volta, Itália, Albânia e Grécia; mais adiante, o Mar Egeu e o Mar Negro. Tirada em 19/Ago/07 a partir do ônibus espacial Endeavour durante a missão STS-118.

Nenhum comentário: