quinta-feira, 10 de maio de 2018

Casamento Inglês II: Ainda sobre tendas e coberturas

Quando por conta de casamento real de 2011, escrevi sobre casamento inglês em geral, comentei que em minha opinião, a decoração das festas realizadas nas antigas casas e solares se beneficiaria muito com a instalação de coberturas transparentes à brasileira, uma extensão harmônica e leve do imóvel, em vez das costumeiras "tendas de circo" instaladas isoladas no meio do jardim e desconectadas de seu entorno.

 
Cobertura tradicional de festas na Inglaterra - estas, bem aprumadas.

 
Coberturas transparentes à brasileira, que funcionam como extensão da casa.

Para o casamento real agora em Maio, não sei se uma cobertura ou tenda será instalada na Frogmore House, próxima ao castelo de Windsor, onde o Príncipe Charles, pai do noivo, Príncipe Harry, oferecerá uma festa para cerca de duzentos convidados na noite do casamento. Afinal, salões não faltam lá a começar pela galeria chamada The Colonnade com portas envidraçadas dando para o jardim. Por outro lado, o estilo arquitetônico e a fachada branca da casa do séc. XVIII não oferecem grandes atrativos a serem destacados.

 
Frogmore House e a galeria The Colonnade

Nos últimos tempos, parece que a prática do uso de tendas para festas deu um salto quântico na antiga Albion, não necessariamente para melhor, talvez tenham passado do ponto: em Maio do ano passado, para abrigar a recepção do casamento de Pippa Middleton e James Matthews, ela irmã de Kate, cunhada do atual noivo Príncipe Harry, em vez da costumeira e normalmente desengonçada "tenda de circo", montaram atrás da casa dos Middleton, uma desproporcional e ainda isolada cobertura de vidro - transparente, concordo, mas para ver o quê? Para estufa, não faltaram flores, só as plantas.

 
A mega cobertura de vidro com capacidade para 350 pessoas
sentadas usada em 2017 para a festa de casamento de
Pippa Middleton e James Matthews.

Atualização 20/Maio/2018: Para a festa do casamento de Harry e Meghan ontem à noite, 19/Maio, sim, optaram por uma cobertura de vidro transparente montada no jardim para abrigar os convidados durante o jantar sentado. Os britânicos seguem sem captar o espírito das coberturas transparente à brasileira.

O que me leva a outro comentário sobre esse recente casamento dos Middleton. Fiquei com a impressão de que de alguma forma, os pais quiseram compensar Pippa pela grandiosidade do casamento real da irmã em 2011 para o que não mediram recursos nem esforços. Um exemplo disso foi a mega-cobertura. Outro, foi o sobrevôo do local da recepção por um Spitfire da 2a Guerra Mundial - uma versão reduzida do sobrevôo do Palácio de Buckingham por um Spitfire, um Hurricane e um Lancaster em 2011? Que falta de ideia.

O sobrevôo do Palácio de Buckingham por um Spitfire, um Hurricane e um Lancaster
da 2a Guerra Mundial em comemoração ao casamento real em 2011.

O sobrevôo por um Spitfire da 2a Guerra Mundial da recepção
de casamento de Pippa Middleton e James Matthews em 2017.


Se em 2011, os Middleton brilharam justamente pela discrição e moderação, eu não poderia dizer o mesmo sobre eles em 2017...  

Nenhum comentário: