domingo, 6 de maio de 2018

Casamento Inglês II: O bolo

A proximidade do casamento do Príncipe Harry, da Inglaterra, com a atriz americana Meghan Markle em 19 de Maio me fez lembrar de artigo que escrevi sete anos atrás para a revista "Charlô" inspirado no casamento do irmão dele, o Príncipe William, com Kate Middleton.

De lá para cá, o tradicionalíssimo bolo de casamento à base de frutas secas e conhaque com cobertura de glacê decorado vem perdendo prestígio entre o público britânico a ponto de algumas vezes ser substituído por pilhas de doughnuts ou pior, por uma parede dessas rosquinhas, de gosto extremamente duvidoso. Sou mais nossos incomparáveis bem-casados!

Típico bolo de casamento à base de frutas secas e conhaque ou rum ou vinho do porto
com cobertura de glacê decorado. O da foto foi confeccionado pela boleira inglesa
Fiona Cairns, autora do bolo de casamento do Príncipe William e Kate Middleton em 2011.


Pilhas de "doughnuts" e - oh, céus! - uma parede deles...

Agora, o bolo de frutas secas sofreu um novo golpe ao ser substituído por Meghan e Harry por um de massa de pão-de-ló com recheio à base de limão e elderflower, cobertura mole de buttercream e decorado com flores naturais em vez de decoração na própria cobertura. Obra de Claire Ptak, uma confeiteira californiana residente em Londres. Certamente, seu sabor será mais palatável e sua textura mais leve que os do forte e denso bolo de frutas. Estamos vendo uma nova tendência, menos formal, se estabelecendo?

Se fosse no Brasil, à exceção de Pernambuco onde o tradicional bolo de frutas à inglesa segue imperando, eu diria que estaríamos vendo a volta dos bolos de casamento com cobertura de suspiro mole, o tal buttercream. Me lembro de minha preocupação e cuidado durante uma viagem de São Paulo até a praia para que a decoração do bolo de casamento de uma amiga não acabasse amassada e desfigurada, isso uns vinte anos atrás. Hoje em dia a preocupação seria menor, com o domínio do glacê duro, a pasta americana, nas últimas décadas.

 
Bolos com cobertura de "buttercream" e decorados com flores naturais
da americana Claire Ptak, dona da confeitaria "Violet" de Londres,
escolhida por Meghan Markle e Príncipe Harry para fazer seu bolo de casamento.

Se Kate e William têm marcado sua atuação pelo respeito a tradições, Meghan e Harry prometem trazer inovações. Sem o peso e a responsabilidade do papel de futuros Rei e Rainha da Inglaterra, o novo casal real terá mais liberdade para serem eles mesmos. O bolo de casamento é um pequeno sinal disso.

Atualização em 20/Maio/2018: Harry e Meghan inovaram na escolha do bolo e, descobriu-se ontem, também em sua apresentação. O bolo teve seus andares distribuídos de forma assimétrica em suportes de alturas variadas. Acho que essa moda pega...!

O bolo em andares se espalhou

NOTAS:
Buttercream: Cobertura mole de suspiro. Creme resultante de manteiga batida com açúcar usada para cobrir e também rechear bolos. Pode-se adicionar claras de ovos para uma textura mais leve e essências e corantes para dar sabor e cor ao creme.
Doughnut: Rosquinha doce frita, podendo ter diferentes coberturas e recheios.
Elderflower: Xarope concentrado de flores de sabugueiro que pode ser a base de refrescos, caldas, cremes e sorvetes.

LINKS:
Boleira Fiona Cairns: http://www.fionacairns.com/
Padaria e Confeitaria Violet / Claire Ptak: http://www.violetcakes.com/

Nenhum comentário: